Por entender que a cultura e o esporte são caminhos para corrigir problemas sociais, o vereador Adelmo Apostolo (PSD), apresentou na última Sessão Ordinária, realizada na quinta-feira, 01, duas indicações que visam a criação dos projetos “Cultura Ativa” e “Esporte vivo”.
A indicação mais discutida foi a do projeto “esporte vivo” que tem como objetivo fomentar a prática desportiva na comunidade, o que para o parlamentar é de suma importância. “ O esporte é uma importante ferramenta de inclusão social. A partir dele, crianças, jovens e adolescentes terão uma ocupação, relações interpessoais e até mesmo uma formação ” revelou, Adelmo.
O vereador Alberto Macedo (PROS) usou a palavra para salientar que a indicação e o posterior projeto “é também, de suma importância para segurança pública do município. Pois, vejo como um caminho de combate à violência, a ação integrada das secretarias de esporte, ação social e educação, e este projeto pode funcionar desta forma, ” disse.
O autor da propositura ainda acrescentou que a sua intenção é trabalhar o projeto “Esporte Vivo" juntamente com o projeto “Conhecer para Combater”, de prevenção ao uso de drogas. Diante disso, a vereadora pastora Salete (PRB) o parabenizou e acrescentou que a “ociosidade na juventude é um fator de risco para que os jovens venham a usar drogas, e este projeto pode contribuir muito para esta luta", concluiu.
Os vereadores Aracê Pereira Filho (PSB), Wilson Bernardes (PMDB), Greissy Cristina/ Guega (PT do B), professor Roberto (PROS) e Iracema Albuquerque (PMDB), também subscreveram a indicação. O projeto “Cultura Ativa” também foi declarado importante e terá sua atuação voltada ao apoio e fomento da cultura no município.