Na manhã da última terça-feira, 15, a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros esteve participando de um encontro para discutir a mudança na Lei Estadual N° 25 de 1995, que dispõe sobre a Região Metropolitana de Aracaju. A mudança na Lei foi uma solicitação do Supremo Tribunal Federal (STF) e dentre das exigências do STF está a criação do Estatuto da Metrópole.
As discussões sobre a alteração da lei têm sido comandadas pelo GTI – Grupo de Trabalho Intersetorial composto pela SEPLAG, SEINFRA, SEED, PGE, assim como por procuradores dos municípios que compõem a região metropolitana formada por Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. O representante de Barra dos Coqueiros nessas audiências, é o ouvidor-geral do município, Edson Aparecido.
O encontro realizado no município foi conduzido pelo procurador do governo Pedro Dias, que explicou que a alteração da lei consiste em estabelecer uma política de integração, que promova um crescimento articulado, baseado em interesses comuns, criando o PDUI- Plano de Desenvolvimento Integrado.
Participando da discussão a vereadora Iracema Albuquerque questionou se a lei iria interferir na autonomia do município. Segundo Pedro Dias, manter a autonomia do município é um dos critérios para alteração da lei.
Estiveram presentes na reunião o presidente da câmara professor Roberto, os vereadores Antônio Carlos/Toinho, Wilson Bernardes, Alberto Macedo, pastora Salete, Iracema Albuquerque. Representando o prefeito Airton Martins, o secretário Municipal de Governo, Ariston Porto, além de representantes do GTI, procuradores e secretários do município.