Em Sessão Solene realizada na manhã de hoje (24/04) a Câmara Municipal conferiu o Título de Cidadã Honorária e Benemérita de Barra dos Coqueiros à senhora Miriam Lima de Mendonça, como forma de reconhecimento pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados ao município.
A honraria foi proposta pela vereadora Iracema Albuquerque, através do Decreto Legislativo N° 015/2023, e recebeu aprovação unânime dos membros da Casa Legislativa.
Durante a cerimônia muitas foram as homenagens e palavras de reconhecimento foram dirigidas à excelente atuação da senhora Miriam no município.
Acesse o link para saber mais sobre a cerimônia:
https://www.instagram.com/p/C6KTTf0uUNj/
Mini Biografia da Homenageada
Miriam Lima de Mendonça, brasileira, nordestina, natural de Itabaiana-SE, moradora da Barra dos Coqueiros há 18 anos. Filha dos agricultores Gabriel Rufino de Mendonça e Maria Helena de Mendonça. Seguindo os mesmos passos dos pais, Miriam viveu sua infância, adolescência com os pés na terra, na roça, local que lhe trouxe aprendizados únicos. Apesar de amar cada pedaço daquele lugar, Miriam sentia a necessidade de explorar novos horizontes, ela sabia que existia muito mais do que aquilo que seus olhos podiam ver naquele lugar, ela queria que o mundo a recebesse e segundo ela, ele a abraçou.
Em 2007, ela decidiu vir para capital para estudar e trabalhar e escolheu a Barra dos Coqueiros, mais especificamente, a Atalaia Nova para viver. Na Barra, viu a oportunidade de criar seu próprio negócio, segundo a mesma, “eu tive uma visão de crescimento, a localidade tinha potencial, mas precisava de alguém com coragem, visão e foco para o crescimento futuro e eu senti isso aqui”.
A visão de Miriam estava correta, logo surgiu uma oportunidade de comprar um pequeno ponto de comércio e em um ano ela cresceu três vezes. O que começou com algumas tábuas logo passou a contar com seções, prateleira, e mercadoria barata, beneficiando a população. Na região não tinha padaria, Miriam então com um caminhão foi em busca de maquinário para atender essa demanda, por conta da falta de mão de obra ela mesma colocou a mão na massa para produzir os pães, não gostava muito da ideia de carro de som e para fazer a sua propaganda realizou durante uma semana a distribuição de pães pela comunidade.
Enquanto o comércio crescia a necessidade de mão de obra qualificada se tornava cada vez maior, então ela passou a investir na formação de profissionais. Muitos são os filhos da Atalaia Nova que através de Miriam, aprenderam profissões como: açougueiro, padeiro, vendedor, operador de caixa. O comércio de Miriam também foi determinante para o desenvolvimento do turismo na Atalaia.
Com estratégias, uma boa prestação de serviço, e parcerias com bares da localidade, ela ajudou a atrair diversos turistas para o local. Seu comércio se tornou uma referência principalmente no carnaval.
Com o lema de vida a frase “Lute pelo que você acredita”, Miriam lutou e através de seu comércio construiu uma nova realidade na Barra dos Coqueiros.