A Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros realizou na última terça-feira, 03, uma Sessão Solene para entrega de Título de Cidadania Barracoqueirense ao Capitão dos Portos de Sergipe, Capitão de Fragata - João Batista Barboza. A horaria foi concedida pelo Projeto de Decreto Legislativo n° 008/2017 de autoria do vereador Jorge Rabelo, e aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, professor Roberto e teve a mesa composta pelo diretor do Departamento de estradas e rodagens de Sergipe (DER) Engenheiro Civil, Adailton Martins de Oliveira Filho, representando o prefeito municipal, o vice-prefeito Alysson Souza e o Comodoro do Iate Clube Aracaju, Eugênio Sobral.
As palavras de homenagens à João Batista tiveram início com o vereador Jorge Rabelo, que ressaltou algumas das boas ações do capitão. “Tive a iniciativa de fazer essa homenagem como forma de agradecer por tudo que tens feito por nossa cidade. Pelos muitos projetos sociais que realizou aqui no município, como consultas odontológicas gratuitas, entrega de cesta básica, entre outras ações e todas elas sem esperar nada em troca”, disse.
A vereadora pastora Salete também prestou homenagens à João Batista, para tanto, a parlamentar utilizou um texto bíblico, e ressaltou que “Deus está o horando e o horará ainda mais, pois você é uma pessoa de muito caráter e nobreza”.
O presidente da câmara frisou que “a homenagem era muito justa, e que Barra dos Coqueiros abraçava João Batista como um filho da terra”. Após receber as honrarias o Capitão de Fragata agradeceu, e terminou declarando que “a partir de agora sempre que olhar para Barra dos Coqueiros lembrarei que faço parte desta terra. Muito obrigada! ”
Histórico do homenageado
Capitão de Fragata João Batista Barbosa.
Filho de Sebastião Batista Barbosa e Antônia Luzia Barbosa. Nascido em 23 de junho de 1972, em Mairiporã – São Paulo. Casado com Cristina Rezende Eduardo Barbosa há 16 anos, tendo como filhas, Isabella Rezende Eduardo Barbosa e Beatriz Rezende Gonzales Barbosa.
Sua história na Marinha do Brasil teve início no ano de 1991. Ainda como Segundo-Tenente, assumiu as funções de Encarregado da Divisão de Máquinas da Corveta Júlio de Noronha. Ao final do ano de 1998, foi destacado a realizar intercâmbio com a Marinha dos Estados Unidos.
Após 4 anos de formação e conclusão do curso Superior na Escola Naval, foi designado como Guarda-Marinha a embarcar no Navio-Escola Brasil. Em dezembro de 1998, foi promovido ao posto de Primeiro-Tenente, assumindo o cargo, em abril de 1999.
Em 2005 recebeu a missão de contribuir com sua experiência na formação dos Oficiais da Marinha do Brasil, retornado à Escola Naval. Ao longo dos anos João Batista foi se tornando cada vez mais influente e qualificado, e em dezembro de 2012 foi promovido ao posto de Capitão de Fragata.
Em 01 de julho de 2015, foi designado pelo Comandante da Marinha para o cargo de Comando da Capitania dos Portos de Sergipe, e desde que assumiu o cargo, João Batista estabeleceu como prioridade a realização de ações sociais no Estado, balanceando-as com as de cunho operativo e profissionalizantes.
Condecorações e Títulos:
Medalha Mérito Militar 20 anos
Medalha Mérito Tamandaré
Medalha Mérito Marinheiro 2 Âncoras
Medalha Mérito Bombeiro Militar
Cidadão Aracajuano
Título de Cidadão Barracoqueirense