Na manhã da última quarta-feira, 16, vereadores da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, estiveram reunidos com representantes da empresa CELSE, empresa responsável pela construção do Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, localizado no município, para solicitar que os empregos gerados pelo empreendimento sejam direcionados em sua maioria aos barracoqueirenses.
-A previsão é que durante o pico da obra, o empreendimento venha a gerar aproximadamente 2 mil empregos, divididos em diversas áreas como: engenheiros, pedreiros, serventes, operadores de máquina. Atentos a isso, os parlamentares recorreram a empresa para solicitar informações sobre os critérios de contratação. “A nossa visita aqui hoje é para saber como vai ser o processo de contratação e solicitar que nossos munícipes tenham prioridade. Já que o empreendimento vai ser na Barra dos Coqueiros, nada mais justo que sejamos beneficiados”, disse pastora Salete.
-O gestor de responsabilidade social da empresa, Daniel Mascarenhas, explicou que a garantia desses empregos para o município tem sido uma preocupação da CELSE. “Nós já nos reunimos para afinar essa situação, e garanto que é nossa prioridade também que os moradores de Barra dos Coqueiros sejam beneficiados. Havendo a mão-de-obra qualificada dentro do município, a prioridade será deles”, disse Daniel.
-Questionado pelos parlamentares sobre as contratações que já foram feitas sem esse critério de beneficiar os locais, Daniel explicou que “algumas subcontratadas ainda não tinham ciência desta prioridade de contração, mas no momento todas já foram informadas e a partir de agora as contratações só serão feitas através do SINE e NAT. Esses órgãos farão uma triagem e encaminharão as pessoas para as empresas”.
-O gerente de segurança e meio ambiente, Emerson Carneiro que também se fazia presente na reunião explicou que “o empreendimento está em avanço físico de contratação, que muitas vagas ainda serão geradas. A previsão é que até o final de setembro 600 pessoas estejam trabalhando na obra, chegando a 1000 em dezembro”, disse.
Estiveram presentes na reunião o presidente da câmara professor Roberto, Jorge Rabelo, Wilson Bernardes, Jailson Pereira, pastora Salete, Greissy Cristina, Aracê Pereira e Alberto Macedo.
Cadastre-se
Os interessados em concorrer as vagas devem levar o currículo até o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), que está funcionando na Secretaria de Assistência Social, para fazer o cadastro. Nos próximos dias haverá também um serviço itinerante do SINE no município, também para realização de cadastro.