Vereadora solicita Cursos de Capacitação Profissional para PCDs

Com o objetivo de garantir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a vereadora Pastora Salete (PRB) solicitou, na última terça-feira, 24, que o município de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Assistência Social, disponibilize gratuitamente, Cursos de Capacitação Profissional para PCDs.

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, destas, 11 milhões estão aptas para o trabalho. No entanto, de acordo com dados da Relação Anual de Informações do Ministério do Trabalho (RAIS), apenas 325.291 destas pessoas são contratadas, e a falta de formação profissional é uma das principais causas, como revelou Pastora Salete.

“A falta de qualificação profissional tem sido uma grande dificuldade para a pessoa com deficiência que quer se encaixar no mercado de trabalho. Pois, é cada vez mais comum que haja a exigência de formação em alguma área atuação. É pautada nisso que afirmo que ter essa capacitação faz toda diferença”, disse Pastora Salete.

Após defender a relevância de se ter qualificação profissional, Pastora Salete frisou a importância do trabalho na vida das pessoas.

“ Primeiramente o ambiente de trabalho é uma ótima ferramenta de inclusão, e o trabalho em si contribui para autoestima, confiança e para determinar o status do ser humano, sendo seu papel de fundamental importância para a pessoa. Pois, proporciona aprendizagem, conhecimento, transformação de conceitos e atitudes, aprimoramento, além de remuneração”, acrescentou.

Para fazer a solicitação, a parlamentar apresentou a Indicação nª 133/2019, a qual foi aprovada por unanimidade.

Data da última atualização no site: 11/11/2019 12:22