Com intuito de garantir os direitos previstos na Constituição Federal, os quais dizem que a saúde é direito de todos. A vereadora Pastora Salete (PRB) solicitou que o município de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Saúde, faça a contratação de um médico especialista em geriatria para atuar na rede Pública de Saúde. A especialidade citada cuida diretamente dos idosos.
A solicitação de Pastora Salete foi feita na noite da última terça-feira, 17. A parlamentar usou a Tribuna da Casa Legislativa para discorrer sobre a invisibilidade social sofrida por muitos idosos, como ela tem afetado até mesmo a área da saúde e a importância do município estar atento a esse fato e oferecer suporte através da contratação de um médico especialista em geriatria.
“Na atual conjuntura da sociedade brasileira, muitos idosos sofrem de invisibilidade social. Mas, não podemos deixar isso acontecer, até por que, dados mostram que a população está envelhecendo. Por isso, estou propondo a inserção de um médico geriatra no quadro do nosso município, assim estaremos contribuindo para qualidade de vida dessa classe que algumas vezes são preteridas”, disse pastora Salete.
Ainda na oportunidade, a parlamentar frisou também que uma consulta com geriatra é muito cara e a maioria dos idosos não podem pagar, e completou ressaltando a forma de atuação da área de geriatria e sua relevância para os idosos.
“Por causa do valor alto, a maioria dos idosos se consultam com clínicos gerais, que não têm esse olhar direcionado para o idoso. Já o geriatra diferencia as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas próprias do processo natural de envelhecimento, diferencia as alterações decorrentes de doenças dessa fase da vida. O geriatra se preocupa com todos os aspectos da saúde do idoso”.
Por fim, todos os parlamentares votaram de forma favorável a Indicação nº 122/2019, proposta pela parlamentar. Na ocasião, os pares ressaltaram que a contratação de um geriatra seria um complemento essencial a todo trabalho já desenvolvido pelo município com os idosos.