Durante Sessão Ordinária realizada na manhã da última quarta-feira, 03, na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, os parlamentares aprovaram a Indicação nº 39/2020, de autoria do vereador Alberto Macedo (MDB). A Indicação propõe ao Executivo o aditamento da obra de pavimentação da Rua Nova, povoado Capoã, para que a mesma contemple também as ruelas laterais.
De acordo com Alberto Macedo, a proposta foi feita com a intenção de atender a uma solicitação feita pela comunidade. “Estive recentemente com alguns moradores daquela comunidade e eles solicitaram que essa obra contemplasse também o calçamento das ruelas laterais que dão acesso aos imóveis dos moradores da região. Por isso, peço o apoio dos pares desta casa”.
A indicação feita pelo vereador Alberto foi aprovada por unanimidade, e subscrita por todos os vereadores presentes.
Além da proposta já citada, a casa legislativa também teve como pauta o Requerimento n° 04/2020. O documento, de autoria da vereadora pastora Salete (Republicanos), requisita que o Poder Público Municipal disponibilize, em separado, no portal da transparência a prestação de contas dos recursos usados no combate a pandemia.
“Trouxe essa proposta, pois estive acessando o portal da transparência do município e notei que embora tenha uma aba “Covid”, lá não tem todos os gastos; encontrei algumas ações, mas não todas as informações. Peço que a exemplo do que foi feito em outros municípios, o portal da transparência daqui disponibilize um espaço para que seja apenas para discriminar todas as ações e gastos com a pandemia”, ressaltou Salete.
Em contrapartida, o vereador Adelmo Apóstolo (PSD) citou que não acredita que seja necessário solicitar isso através de um requerimento, visto que, a prefeitura tem recebido nota 10,00 em transparência nos últimos anos. “Não vejo a necessidade de fazer essa solicitação, pois, nos últimos anos a atual administração vem recebendo nota 10, 00 em transparência de acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). Então, acredito que as ações e os gastos com a pandemia serão declarados com a transparência de sempre”, disse Adelmo.
Após a discussão da matéria o líder do governo, vereador Toinho da Toyota (MDB) sugeriu o arquivamento da proposta, o que foi apoiado pela maioria. Desta forma, o Requerimento nº 04/2020 foi arquivado com oito votos a favor e apenas um voto contra, sendo o voto contra da pastora Salete.