Em reunião com o diretor-presidente da DESO, vereadores propõem redução na taxa de esgoto do município

Na manhã desta quinta-feira, 24, os vereadores da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, juntamente com o deputado estadual, Adailton Martins (PSD), estiveram reunidos com o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), para propor uma redução na taxa de esgoto cobrada no município.

Na oportunidade, o deputado estadual questionou o fato de bairros como o Orlando Dantas e o conjunto Marcos Freire, em Nossa Senhora do Socorro, pagarem uma taxa de apenas 40% do consumo de água, enquanto a Barra dos Coqueiros paga 80%. Segundo o diretor da Companhia, Jethro Duarte Moreira, a explicação está no sistema de rede de esgotamento instalado no bairro Orlando Dantas e numa lei estadual.

“O bairro Orlando Dantas tem uma rede de mais de 30 anos, feita em sistema condominal, que passa por dentro das casas dos moradores, a tarifa mais baixa é uma forma de compensação. Já o caso citado do conjunto Marcos Freire, se deve a uma lei estadual”, disse Jethro.

Mesmo diante das explicações do presidente, os vereadores e o deputado estadual, Adailton Martins, insistiram na necessidade de rever o valor da taxa de esgoto cobrada em Barra dos Coqueiros, visto que, grande parte da população é carente e a taxa é considerada alta demais para comunidade de baixa-renda. Pensando numa solução, os parlamentares solicitaram esclarecimentos sobre o sistema de tarifa social da Deso.

Munidos de todas as informações os legisladores farão um estudo do caso, e uma nova reunião será marcada com o intuito de sanar as demandas levantadas neste primeiro encontro. Participaram da reunião, o presidente da Câmara Municipal, Professor Roberto (PROS), o vice-presidente, Wilson Bernardes (MDB), a secretária, Iracema Albuquerque (MDB), o vereador Alberto Macedo (PROS), a vereadora Guega Araujo (PT do B ) o vereador Toinho da Toyota (MDB), o vereador Jailson Pereira (PSD), o vereador Jorge Rabelo (PSC), e o vereador Adelmo Apóstolo (PSD).

Data da última atualização no site: 15/02/2019 16:24