Comissão Fiscalizadora: Vereadores visitam empresas para fiscalizar a contratação de mão de obra

Você está aqui

Na manhã da última quinta-feira, 31, a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros realizou a primeira ação da “Comissão Fiscalizadora” criada pelos parlamentares para supervisionar empresas privadas lotadas no munícipio no que diz respeito ao cumprimento das contrapartidas e medidas mitigadoras que essas empresas devem oferecer a cidade. Na oportunidade, a vereadora pastora Salete (PRB) e o vice-presidente da câmara, Wilson Bernardes (MDB), visitaram os canteiros de obras das construtoras Nassal e MRV. 
 

Um dos objetivos centrais desta Comissão é garantir que os barracoqueirenses tenham prioridade nas vagas de emprego ofertadas pelas empresas que atuam no município. Desta forma, os parlamentares aproveitaram as visitas, para levantar números sobre quantos munícipes foram contratados nas obras visitadas e qual tem sido a política de contratação adotadas pelas empresas.

“Viemos aqui hoje para cumprir nosso papel como fiscalizadores e averiguar como está sendo feita a contração de funcionários, se os barracoqueirenses estão tendo prioridade. Pois, sempre que as empresas apresentam o seu projeto ao município, eles colocam como contrapartida a prioridade de contratação de mão de obra local, no entanto isso não vem se cumprindo. Por este motivo, a câmara aprovou uma lei que garante essa prioridade em empresas que tenham mais de quinze funcionários”, revelou pastora Salete.

No encontro com a empresa MRV, a encarregada administrativa, Sheila Ferreira Cardoso, relatou que a obra ainda não tem um grande efetivo, uma vez que ainda se encontra no início e no momento conta apenas com mão de obra especializada em montagem de forma metálica. No entanto, a encarregada assegurou que a prioridade da empresa é contratar pessoas do município. 

“Nós temos uma parceria com o NAT para fazer a contratação de pessoas e uma de nossas exigências é que deem prioridade a quem é de Barra dos Coqueiros. Desta forma, quando abrir vagas para pedreiros, serventes, carpinteiros, que o quantitativo é maior, o nosso objetivo é que a maior porcentagem seja local”, explicou Sheila. 

Estas foram apenas as primeiras ações da Comissão Fiscalizadora que pretende visitar outras empresas privadas do município, para que possam conhecê-las melhor, além de fiscalizar o cumprimento das contrapartidas e medidas mitigadoras apresentadas pelas mesmas.

“Esta ação que a Comissão está desenvolvendo é muito importante, quando as empresas se instalam aqui no município elas causam impacto. Por isso, precisamos cobrar que eles cumpram com as contrapartidas que apesentam no projeto”, concluiu Wilson Bernardes.

 


Exportar: CSV | JSON
Data da última atualização no site: 05/06/2019 17:02

CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DOS COQUEIROS
AV. JOSÉ MOTA MACEDO N29,11 - CENTRO - Barra dos Coqueiros/SE - (79)9881-6419 - diretoria.camarabarra@hotmail.com