Câmara recebe SMTT para debater sobre o transporte público no município

Na noite da última quinta-feira, 22, a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros foi marcada pela discussão da pauta do transporte público no município. Para tanto, o encontro contou com a presença do superintendente da SMTT Barra dos Coqueiros, Gilvan Mecenas, do gerente operacional da empresa de ônibus Paraíso, José Armando e representantes populares.

Os temas mais discutidos na ocasião foram: a trajetória e os horários da linha Litoral Norte/75, e a viabilidade de colocar o terminal do município para de fato atuar como um ponto de integração com os outros terminais. A escolha dos temas foi pautada nas reivindicações da comunidade.

Com a palavra franqueada, os vereadores passaram a pontuar seus questionamentos. A vereadora Iracema Albuquerque destacou que entregou ao superintendente do município um Requerimento solicitando que os ônibus passassem a ir até o povoado Jatobá. “Fiz esse Requerimento por entender a necessidade das pessoas que residem naquela localidade. Na oportunidade, eu fiz um levantamento de quantas pessoas residem no local e numero tem crescido mais a cada dia”, disse.

Gilvan Mecenas, respondeu que a intenção da SMTT é levar o transporte público até o último povoado de Barra dos Coqueiros que é o Pontal. Já o representante da Viação Paraíso, Armando José, revelou que o interesse da empresa também de expandir o serviço de transporte público. No entanto é preciso fazer um estudo técnico antes.

Continuando as discussões o presidente da câmara, professor Roberto, questionou sobre o terminal rodoviário da cidade. “Gostaria de saber por que o terminal daqui não funciona e o que podemos fazer para que ele venha operar como ponto de integração?”.

Já a representante da comunidade, moradora do condomínio Maikai, Rosângela, fez uso da palavra e apontou diversas reivindicações. “Primeiramente eu gostaria que vocês levassem em consideração que atualmente cerca de 3 mil pessoas já residem naquela área, então o que funcionava antes já não funciona mais. Por isso queremos reivindicar ônibus de meia em meia hora e ônibus o dia todos nos finais de semana, pois hoje nos sentimos lesados no nosso direito de ir e vir”, disse.

Após tais questionamentos, o superintendente Gilvan Mecenas apresentou uma proposta para que o terminal possa entrar em operação, além de diminuir o tempo de espera dos ônibus como solicitou a representante da comunidade.

“Fazer esse terminal funcionar é uma questão de honra para nossa gestão, então a minha sugestão para resolver tanto essa situação, quanto para atender também as solicitações da comunidade representada pela Rosangela, é usar o terminal como uma “alimentadora”. A ideia é colocar micro-ônibus para atender as comunidades mais distantes, então esse público seria levado até o terminal e de lá pegaria o ônibus convencional para Aracaju”, explicou.

Um outro questionamento relevante partiu do vereador Alberto Macedo (PROS). “Queria aproveitar a oportunidade para solicitar que vocês estudassem a possibilidade desses ônibus passarem a ir pelo menos até a Rua Nova, enquanto não é possível comtemplar todos os povoados”, solicitou.

Após todos esses temas terem sido colocados em pauta, o gerente operacional da Viação Paraíso, José Armando, se comprometeu em fazer um estudo e apresentar as soluções encontradas. “Eu me comprometo com vocês a fazer um estudo técnico de tudo o que foi solicitado, analisando a viabilidade e o custo e retornar a esta casa para apresentar os resultados e então colocar em prática”.

Por fim, o presidente da câmara professor Roberto, agradeceu a presença de todos e desejou que as solicitações na ficassem só no papel, mas que fossem realizadas com sucesso.

Data da última atualização no site: 11/12/2018 14:16