Na noite da última segunda-feira, 11, a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros recebeu o presidente da Comissão de Áreas de Preservação Permanente (APPs), Edson Aparecido, para dialogar sobre os impactos sofridos em nosso litoral, após o derramamento de óleo que atingiu a região nordeste.
Durante o encontro, Edson Aparecido e sua equipe fizeram um balanço sobre todas as áreas afetadas, apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas pelo município, discorreram sobre os impactos socioambientais e socioeconômicos e apontaram as maiores dificuldades.
“O município tem trabalhado incessantemente para atenuar o problema. Através da Empresa ViaNorte, temos feito a limpeza das praias, onde mais de 5 mil quilos de resíduos de óleo já foram recolhidos, e continuamos monitorando a situação. No entanto, esse esforço tem sido apenas local e precisamos do apoio do Governo do Estado”, disse Edson.
Sobre os impactos socioeconômicos, Edson Aparecido destacou que “pescadores, donos de bares e ambulantes que trabalham à beira mar estão sofrendo muito. Pois, o risco de contaminação fez com que as pessoas deixassem de frequentar as praias, e passassem a temer a ingestão de pescados, fato que trouxe um abalo econômico muito grande. Por isso, é preciso traçar metas e buscar ajuda para intervir nessa situação”, acrescentou.
Participaram do encontro, os parlamentares; a secretaria de Meio Ambiente, Amélia Silva; pescadores e donos de bares; o professor mestre Jorge Sotero (IFS) e a comunidade em geral.