Na manhã da última terça-feira, 09, a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros aprovou duas Indicações que visam melhorias para o bairro Atalaia Nova. Ambas as propostas foram feitas pelo vereador Wilson Bernardes (MDB). Na Indicação n° 41/2020, o vereador solicitou que seja feito três espigões com pedras, entre o Bar Zé da Ilha e o píer, para conter o avanço do mar.
“Gostaria de pedir o apoio dos vereadores para aprovar essa indicação, pois a comunidade da Atalaia Nova tem sofrido com essa situação. Quando a maré está cheia eles não têm nem o direito de ir e vir. Algumas ações para conter o avanço do mar já foram tomadas no local, mas conversando com alguns engenheiros, eles disseram que os espigões de pedra é uma boa solução para o local, por isso estou solicitando”, salientou Wilson.
Após a justificativa, todos os parlamentares subscreveram a proposta e a aprovaram por unanimidade.
A segunda Indicação aprovada pela Casa foi a de nº 42/2020, nela Wilson Bernardes requisitou que seja feita a drenagem e nivelamento do Campo da Atalaia Nova. “Faço também essa solicitação, pois o Campo está todo alagado, todo inverno tempos esse problema no local e a comunidade tem reclamado muito”, disse Wilson.
Durante a discussão da proposta, os demais parlamentares ressaltaram a importância da indicação, acrescentando que a ação é também uma questão de saúde pública. “Muito importante esta ação, pois além do desconforto com a área alagada e os insetos, o risco das pessoas se contaminarem com doenças como: dengue, zika e chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, é grande”, acrescentou Toinho da Toyota (MDB).
Outra Indicação levada como pauta à casa legislativa foi a de nº 40/2020, de autoria da vereadora pastora Salete (Republicanos). Na propositura, a parlamentar solicitou que o Executivo faça a compra de máscaras reutilizáveis e distribua gratuitamente para toda população de baixa renda do município.
“De acordo com o Decreto nº 283/2020, tronou-se obrigatório o uso de máscaras em todos os municípios do estado, como forma de prevenir o contágio com o novo coronavírus. Mas, nós sabemos que muitas pessoas não têm como comprar essas máscaras, por isso faço essa indicação”, justificou Salete.
Ao discutir a proposta, o vereador Toinho da Toyota citou que a administração municipal já está realizando a ação sugerida na indicação, e propôs o arquivamento da propositura. Compartilhando do mesmo raciocínio que o vereador Toinho, os demais parlamentares aprovaram o arquivamento da Indicação nº 40/2020, com o voto contra da autora.
Matérias Aprovadas
Além dos já citados, o Projeto de Lei Complementar nº 011/2020, que revoga os artigos 14°, 15° e o Parágrafo Primeiro do artigo 57° da Lei Complementar n° 009 de 08 de abril de 2020 e altera o Artigo 57° da Lei Complementar n° 009 de 08 de abril de 2020 que dispõe sobre a Criação da Guarda Civil Municipal e do Estatuto da Guarda Civil Municipal de Barra dos Coqueiros, e dá outras providências.