Após o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros voltou a realizar as atividades plenárias. Na primeira Sessão Ordinária realizada na noite da última segunda-feira, 03, os parlamentares aprovaram uma propositura voltada para a prevenção e combate ao novo coronavírus. A propositura foi levada a casa legislativa pela vereadora Pastora Salete (Republicanos), através da Indicação n° 70/2020.
A Indicação propõe que o poder executivo municipal distribua gratuitamente para todas as famílias cadastradas no Cadastro Único, o medicamento Ivermectina 6mg, para auxiliar na prevenção e combate a covid-19.
De acordo com a parlamentar, esta seria uma maneira de contribuir para a diminuição do número de infectados pela doença no município. “O nosso município encontra-se hoje em uma curva ascendente no número de casos de covid-19, já são quase mil. Considerando que pesquisas realizadas em universidades de diversos países, têm mostrado a eficácia do medicamento Ivermectina na prevenção e combate dos primeiros sintomas, fazendo com que a doença não progrida. Seria importantíssimo que o município fizesse essa distribuição para que mais pessoas pudessem ter acesso ao medicamento”, disse Pastora Salete.
A Indicação n° 70/2020 foi aprovada por unanimidade.
Outra propositura aprovada foi a Indicação n° 71/2020, também de autoria da vereadora Pastora Salete. Nesta, a parlamentar solicita que seja feita a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, em toda extensão do Residencial Marcelo Deda.
“Acredito que essa mudança se faz necessária, pois a iluminação atual é precária, a noite o local é muito escuro. Então, nada mais justo que seja feita a troca para uma iluminação de LED, levando mais segurança para o local e gerando mais qualidade de vida para os moradores”, justificou Salete.
Projetos de Lei
O Projeto de Lei n° 23/2020, que autoriza a desafetação das áreas internas destinadas a praças, equipamentos de uso comum e vias no loteamento Damha Residencial Sergipe e dá outras providências, de autoria do Executivo, foi lido e direcionado para as comissões.
Da mesma maneira, o Projeto de Lei n° 24/2020, que dispõe sobre a Criação da Clínica Municipal de Recuperação de dependentes Químicos, de autoria da vereadora Pastora Salete, foi lido e encaminhado para as comissões.