Apesar dos esforços que vêm sendo feitos para diminuir o índice de analfabetismo no Brasil, dados apontam que cerca de 11 milhões de brasileiros ainda são analfabetos. Para driblar essa situação, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido uma ótima ferramenta. Pensando nisso, a vereadora Pastora Salete (PRB) solicitou a realização de um estudo visando a possibilidade de implantar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Deoclides José Pereira, povoado Jatobá.
Durante a Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira, 02, a parlamentar citou que o índice de evasão escolar no povoado é muito grande e que ter a EJA no local poderia diminuir o problema, visto que, grande parte dessa evasão é proporcionada pela distância que os alunos têm que percorrer para irem as aulas.
“Estou solicitando que seja feito um estudo sobre a viabilidade de implantar a EJA no Jatobá, pois o local hoje é repleto de pessoas que abandonaram o sistema formal de ensino e que acabaram também não frequentando as aulas voltadas para jovens e adultos, pelo fato das mesmas serem realizadas apenas no centro de Barra dos Coqueiros. Como a maioria desses jovens trabalham o dia inteiro, eles já não têm tanta disposição para irem para longe de suas casas para estudar. No entanto, acredito que se as aulas forem oferecidas em um local próximo a eles, como sugeri a escola Deoclides José Pereira, essa situação será diferente”, revelou Salete.
Pastora Salete também explicou que sua propositura sugere que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) contemple tanto o Ensino Fundamental, atribuição do município, quando o Ensino Médio, atribuição do estado.
A proposta da parlamentar foi feita por meio da Indicação nº 107/2019, que foi aprovada por unanimidade.