Na manhã desta terça-feira, 08, os parlamentares da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros estiveram reunidos em Sessão Ordinária. Na ocasião, a pauta da saúde foi uma das mais discutidas, principalmente se tratando de ações direcionadas para a COVID-19.
Na Indicação Nº 115/2021, a vereadora Guega Araújo (MDB) solicitou ao Prefeito Municipal que seja incluído no quadro prioritário de vacinação contra a COVID-19 as seguintes categorias: taxistas, mototaxistas e canoeiros.
“Estou indicando que esses profissionais tenham prioridade na vacinação contra a COVID-19, por que se trata de pessoas que têm grande contato com o público, e se expõem muito ao vírus e a uma possível contaminação”, explicou Guega.
Dando continuidade, a vereadora Frankeline Bispo (MDB) apresentou a Indicação Nº 123/2021, que solicita que seja implantado um Centro de Reabilitação e Acompanhamento para pacientes com sequelas de COVID-19. Para a parlamentar, a ação se faz necessária, uma vez que a recuperação dos pacientes acometidos pelo estado grave da doença, não termina no momento da alta.
“Sabemos que mesmo após o paciente ter alta, existe a necessidade de investigar e tratar possíveis sequelas que muitas vezes evoluem sem dar sinais, resultando em danos graves a saúde. Por isso, solicitamos que seja implantado um centro de reabilitação e acompanhamento para pacientes com sequelas de COVID-19 no município”, pontuou.
Ainda durante a sessão, o vereador Carlinhos do Jatobá (MDB) também demonstrou preocupação com a saúde dos munícipes, em especial aqueles que tenham contraído o coronavírus e estejam com dificuldade respiratória. O vereador propôs na Indicação Nº 130/2021, que seja proibida a comercialização e a queima de fogos de artifício no período das festas juninas.
“Apesar da queima de fogos e fogueira ser uma grande tradição nossa, nesse momento precisamos pensar primeiro em preservar a saúde. E foi pensando na dificuldade respiratória das pessoas que contraem a COVID-19 que fiz essa Indicação. O meu desejo é que no próximo ano nós possamos comemorar esse período sem nenhum impedimento”, disse.